
PESQUISAS
experimento [confina] (2020)
músicas circulares e infinitas para o instagram
o experimento [confina] é um projeto de videocanções feitas para se ver e ouvir apenas no instagram. duram até 60 segundos e são circulares, para que sejam executadas repetidamente pelo player do aplicativo e, assim, não acabem “nunca” [3], confinadas em sua forma do mesmo jeito que, ironicamente, estamos dentro de nossos espaços físicos.
é possível acessar o experimento em http://www.instagram.com/c.o.n.f.i.n.a
araceu azul (2015)
improvisações e experimentos criativos de interação entre dança e música.
em 2015, o trabalho realizado pelo programa vocacional no ceu butantã experimentou a interação entre as linguagens de dança e de música como forma de potencializar a sensibilidade e a criatividade nos artistas-vocacionados.
orientados pelos artistas-orientadores mariana costa (dança) e daniel conti (música), o processo de criação envolveu técnicas como soundpainting, dança contemporânea e música aleatória, resultando em uma mostra que envolve, além de improvisações coletivas, um roteiro de coreografias, trilhas sonoras, textos e canções completamente autorais.
o documentário acima apresenta depoimentos dos vocacionados e trechos da etapa final do processo de criação.
o violão de caetano veloso (2013)
como instrumento de apoio interpretativo e composicional.
trabalho de conclusão de curso da especialização em canção popular pela faculdade santa marcelina, com orientação de ricardo teperman. o objetivo deste estudo foi levantar informações e discutir a abordagem utilizada por caetano veloso ao violão. através de análises bibliográficas e discográficas compreendendo o período entre os discos caetano veloso (1971, feito em londres) e totalmente demais (1986), buscou-se descobrir quais as principais características deste violão, de que forma ele se relaciona com sua voz e suas composições, e sua evolução durante a carreira deste compositor.
o mp3 e o seu impacto sobre o mercado fonográfico
no brasil (2002)
pesquisa de iniciação científica realizada durante a graduação em música popular pela unicamp, com orientação de josé roberto zan. o objetivo deste estudo foi analisar o impacto da popularização do formato mp3 sobre os principais "personagens" do mercado fonográfico nacional : os artistas, as gravadoras, os usuários, os órgãos de controle e arrecadação de direitos, as comunidades de troca , as rádios e as leis de direitos autorais